quarta-feira, 10 de julho de 2013

Equipe da UFRRJ estuda áreas de risco em Teresópolis, RJ Objetivo é fazer um diagnóstico de riscos associados a fenômenos extremos. Estado, União e organizações não governamentais participam da iniciativa.

Já está em Teresópolis, Região Serrana do Rio, a equipe do Centro Internacional de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O grupo realiza a primeira etapa do estudo de percepção social de riscos associados a fenômenos extremos.

O objetivo é fazer um diagnóstico das áreas afetadas pela catástrofe natural ocorrida em janeiro de 2011, bem como dos locais não atingidos, mas que possuem potencial risco, a fim de verificar como estão a cobertura vegetal e a situação dos rios nessas regiões. A proposta é sensibilizar os moradores sobre a importância da preservação ambiental como forma de prevenção e redução dos efeitos dos eventos climáticos.
São parceiros do projeto, além da UFRRJ, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, a Agência de Cooperação Técnica Alemã, o Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Ambiente, o Conselho do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, o Comitê de Bacia do Rio Piabanha, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Teresópolis e as associações de moradores do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação neste espaço democrático. Sua solicitação será averiguada pela administração do blog.