segunda-feira, 13 de maio de 2013

Petrópolis, RJ, comemora a 11ª Semana Nacional de Museus




  Petrópolis, RJ, comemora a 11ª Semana Nacional de Museus
Evento acontece de 13 a 19 de maio em todo o país.
Diversos espaços do município participam da programação.

O Museu Imperial abre nesta segunda a programação do evento na Cidade Imperial (Foto: Marco Oddone)
Em todo o país, maio é mês de celebrar a “Semana Nacional de Museus”. O evento – que acontece de 13 a 19 de maio - chega a sua décima primeira edição com programação especial em diversos espaços do Brasil. Petrópolis, Região Serrana do Rio, não ficou de fora e reservou uma série de atividades que tem início nesta segunda-feira (13).

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o evento – que celebra também o Dia Nacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio - tem a participação de 1.252 instituições de 535 municípios. Com o tema “Museus (memória+criatividade) = mudança social”, a programação conta com 3.911 atividades em todo o território nacional.

Na Cidade Imperial, participam do evento o Museu Imperial, Casa de Cláudio de Souza, Palácio Rio Negro, Museu de Cera, Casa Stefan Zweig, Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Museu da FEB, Casa da Ipiranga, Cervejaria Bohemia, Museu do Trem / Centro Cultural Estação Nogueira, Centro Alceu Almoroso Lima para a Liberdade.

Cada instituição reservou uma programação especial para celebrar a 11ª´Semana Nacional dos Museus. Palestras, espetáculos teatrais, exposição e ingressos promocionais integram a comemoração, que na Serra começa nesta segunda-feira (13) com a inauguração, às 14h, da exposição “A simbologia da camélia na História e na Arte” e mesa redonda “A Abolição em revista” no Museu Imperial. As atrações têm entrada franca. Nos dias 18 e 19 a visitação no Museu será gratuita e, ao longo de toda a semana, os espetáculos “Som e Luz” e “Um Sarau Imperial” estarão com ingressos a preços promocionais.

No Museu de Cera, o público poderá conhecer o processo de confecção das peças e a história da escolha dos personagens que compõem o acervo do espaço. No Museu da FEB, um veterano da Força Expedicionária Brasileira estará a disposição dos interessados para contar suas experiências. Durante a realização do evento, diversos museus terão entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação neste espaço democrático. Sua solicitação será averiguada pela administração do blog.